Covênios

Código:  Senha:  

Soluções do Sebrae ajudam empresários em educação financeira

Entenda o que fazer para que as finanças do empreendimento sobrevivam aos desafios do mercado.

 

É comum ouvir que os pequenos negócios no Brasil enfrentam dificuldades para sobreviver. Uma pesquisa do Sebrae aponta que, em 2012, somente 73% dos pequenos empreendimentos criados dois anos antes ainda estavam ativos, ou seja, 27% deles não sobreviveram.

As causas foram inúmeras. O empreendedor individual ou empresário de pequeno negócio começou tudo com sua força de vontade e muitas vezes sem experiência, mas confiante em sua capacidade empresarial.

Faltou-lhe planejamento, conhecimento do negócio, da concorrência, do mercado e, principalmente, educação financeira.


A importância do bom planejamento

O fato de muitos empresários de pequenos negócios desconhecerem os fundamentos da educação financeira dificulta a continuidade da empresa.

Um bom planejamento financeiro, em que os recursos do proprietário não sejam misturados ao do empreendimento, facilita a administração do negócio. Finanças pessoais e finanças dos pequenos negócios quase sempre se misturam quando não deveriam.

Depois de algum tempo, o empreendedor descobre que deveria ter se dedicado um pouco mais ao planejamento e conhecimento do mercado antes de abrir seu pequeno negócio, verificando a necessidade de capital de giro e principalmente de elaborar um plano de ação com metas, objetivos e visão de futuro – onde se quer chegar.

Para auxiliar o empresário, o Sebrae desenvolveu programas de educação financeira para os empreendedores individuais e pequenos negócios que já funcionam (sem planejamento) e para os que pretendem desenvolver seu “espírito empreendedor” e entrar no mundo dos negócios.

As soluções do Sebrae são feitas para propiciar conhecimento e controle do risco. Quando se vai só com fé e coragem, não se consegue mitigá-lo e, portanto, irá trabalhar em um ambiente de incertezas, que poderá ser fatal às pretensões do empresário de sobreviver no mercado.


Educação Financeira

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é o “processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos produtos financeiros”.


Negócio a Negócio

Um dos programas desenvolvidos pelo Sebrae para a educação financeira é o Negócio a Negócio.

Nesse Programa, o empresário não precisa frequentar cursos ou mesmo ir ao Sebrae. Um consultor credenciado é quem vai à sua empresa. Com isso, o Sebrae fornece orientação presencial, continuada, gratuita e de acordo com a necessidade.

São realizados dois ciclos de visitas:

  • no primeiro, o consultor credenciado pelo Sebrae vai à empresa, realiza um diagnóstico e retorna com um plano de ação;
  • no segundo, o consultor continua com a orientação técnica, elabora novo plano de ação, se necessário, e mantém contato continuado com a empresa.

Tudo isso é gratuito. É só procurar ou telefonar para o Sebrae para solicitar inscrição no Programa.


SEI

O SEI é um conjunto de soluções que ensina os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo para o microempreendedor individual.

As soluções SEI foram desenvolvidas para quem fez ou pretende fazer opção para se enquadrar como microempreendedor individual (MEI), sendo elas adequadas para dar início à educação financeira.

Oferece cursos rápidos pela internet sobre os seis temas principais para o início ou melhoria dos pequenos negócios:

  • Sei controlar meu dinheiro;
  • Sei planejar;
  • Sei empreender;
  • Sei unir forças para melhorar;
  • Sei vender;
  • Sei comprar;

Saiba mais sobre as soluções SEI, Para mais informações, basta apenas procurar o Sebrae da cidade ou região de origem, ou se inscrever diretamente no site deEducação à Distância do Sebrae.

 

Namedida

Namedida é uma iniciativa do Sebrae que oferece capacitação e consultoria especializada para ajudar a resolver os principais problemas enfrentados pelos pequenos negócios e prepará-lo para aproveitar oportunidades e lidar com situações difíceis.

Atua em oito áreas que ajudam o empreendedor de pequeno negócio a gerir sua empresa:

  • Associativismo;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de pessoas;
  • Internet;
  • Planejamento estratégico;
  • Mercado;
  • Tributação.

Para capacitar-se e melhorar a gestão financeira do pequeno negócio, o empresário deve ir ao Sebrae ou ligar para 0800-570.0800.

 

Fonte: www.sebrae.com.br



<< Voltar

Sophus Tecnologia