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Entrevista com Gilclér Regina

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O professor e escritor Gilclér Regina, considerado como um dos principais palestrantes de auto-estima do país.

AI ACIPE / Dayane Santos

 “O ser humano pode ter talento e inteligência, mas se não possuir motivação e atitude, não vai alcançar o sucesso”. O ensinamento é do professor e especialista em marketing Gilclér Regina, que concedeu entrevista a ACIPE – Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio. O professor e escritor Gilclér Regina, considerado como um dos principais palestrantes de auto-estima do país estará em Epitácio no dia 19 de setembro para realizar a palestra/show “Motivação, Vendas & Liderança – O seu Trabalho é A sua Marca”.

O evento apoiado pela ACIPE será realizado na Tribo Show House, a partir das 20h30.

Confira a entrevista.

 

ACIPE: Como se busca e quais as dificuldades para se encontrar motivação e vontade para enfrentar o Mercado?

Gilclér Regina: Eu penso que o ser humano já nasce com a motivação e até por ter nascido é um vencedor, um campeão que venceu uma corrida enorme, uma competição sobre entre 300 bilhões de genes. Só que isso, fica muitas vezes adormecido e o ser humano não se descobre, não percebe a força que tem. Para buscar isto, é preciso treinar bastante, ler muito e estar disposto a abrir o coração e a mente para aprender. Enfrentar o mercado é a mesma coisa. Não existe mercado parado, existem pessoas paradas. A diferença entre o vencedor e o perdedor não é a força nem o conhecimento, mas sim, a vontade de vencer.

 

ACIPE: Qual é o perfil de um bom vendedor?

Gilclér Regina: Vendedor tem que gostar de gente, de pessoas, e acima de tudo ter muita iniciativa. É claro que conhecimento é indispensável, afinal ele reduz incertezas e vendedor vive de resultados. Mas a atitude é a palavra mais importante do dicionário em qualquer idioma.

 

ACIPE: O treinamento pode superar uma eventual falta de aptidão? Um vendedor já nasce feito?

Gilclér Regina: Nenhum profissional nasce feito. O ser humano é o único produto do mundo que não nasce pronto. Não é um carro, um sapato ou uma geladeira que já nascem prontos e vão se gastando. O ser humano nasce não pronto e vai se fazendo. Lembro-me de um caso de um senhor que fez o meu treinamento, no seu relato, após quase trinta anos atrás de uma escrivaninha fazendo contabilidade se descobriu um grande vendedor de imóveis fazendo fortuna como corretor em menos de dez anos. O treinamento, a palestra de sensibilização ajuda muito, são ferramentas, mas o que vai definir o jogo é a atitude que cada um tem, o comprometimento com metas, sonhos e objetivos. William Shakespeare disse assim: “Sonhos, é disto que vive o homem”.

 

ACIPE: Como fazer para formar uma boa equipe de trabalho?

Gilclér Regina: É um grande desafio. Muitas vezes tem aquele que já nasce quase feito e outro que precisa ser formado. Mas o caminho é a formação e neste sentido já se descobre quem é quem no processo. Começa com a triagem, mas o treinamento define a partida.

 

ACIPE: A relação entre o vendedor e o cliente pode ser um grande diferencial para uma empresa?

Gilclér Regina: Isso é fundamental, essa boa relação é o maior bem que a empresa pode ter, maior que seu patrimônio líquido e que garante seu futuro no mundo dos negócios. Cliente quer mais que apenas um sorriso, quer serviço, quer agilidade, quer atendimento, quer certeza e isso só pode vir com essa linha próxima entre o vendedor e o cliente.

 

ACIPE: Quais são os fatores que podem aumentar as vendas e o lucro?

Gilclér Regina: Sob a visão de marketing são vários aspectos, como exemplo, lançamento de novos produtos e tecnologias... Mas na visão empresarial, sob a nossa ótica é ter o ponto certo, o produto certo e vendedores motivados assim como toda uma equipe motivada, da faxineira e porteiro ao presidente. Existem outros fatores externos de consumo que também são evidentes. Mas quero deixar claro que muitos fatores podem ser influenciados com motivação e preparação da equipe superando até adversidades em tempos difíceis.

 

ACIPE: E a concorrência? Como ela deve ser enfrentada?

Gilclér Regina: Como ela deve ser enfrentada, com garras de leão. Concorrente é concorrente e tem que estar no seu lugar. Cada um luta por seu espaço e no mercado não é diferente. Mas não esquecer a ética, esta hoje define muitos resultados.

 

ACIPE: Como se fortalecer diante do pensamento negativo de outras pessoas?

Gilclér Regina: Não se deixando contaminar é o primeiro passo... Negativismo é doença contagiosa. É bom reforçar seus pontos positivos, ler matérias que possam proporcionar mais crescimento, participar de palestras, viajar e conhecer novas realidades.

 

ACIPE: Na sua opinião, como uma empresa pode transformar oportunidades em resultados?

Gilclér Regina: Eu sempre falo que grandes ideias nascem e morrem todos os dias por falta de um plano. O primeiro passo para uma ideia ser sucesso é escrever em algum lugar, no papel, no lap top e partir para um projeto, fazer um plano. O que constrói é a forma de pensar e depois planejar. Se você sabe e não faz, talvez fosse até melhor se não soubesse. Nós temos que mudar o quadro, chega daqueles que dizem no happy hour da sexta-feira que vão degolar o chefe, que vão revolucionar o mundo... Mas na segunda-feira esse pessoal ou não está trabalhando ou vivem as escondidas. Para colocar em prática suas ideias é bom também estar por dentro do que está acontecendo no mercado, incentivar a criatividade, ver fora do quadrado da telinha, isto é, ver o que todo mundo vê, mas enxergar diferente.

 

A ACIPE agradece a entrevista concedida e a gentileza com que foi atendida pelo conferencista Gilclér Regina.



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